O cluster no Camp Hansen, uma das bases americanas situada na cidade de Kin (Okinawa) aumentou para 186 no total, até segunda-feira (20), informaram o governador Denny Tamaki e Hirokazu Matsuno, secretário-chefe de gabinete do governo que esteve na província.
Na segunda-feira foram confirmados mais 31 testados positivo, aumentando ainda mais esse cluster. Além disso, mais um funcionário dessa base americana, um cidadão japonês, teve a confirmação da variante ômicron. Assim, já são 4 no total, todos japoneses.
O NIID-Instituto Nacional de Doenças Infecciosas também informou que a cepa ômicron foi transmitida porque os 3 japoneses trabalham na base americana, e um deles é cônjuge. Embora esses casos confirmados tenham relação com a base, há possibilidade da variante estar disseminada na província.
Na segunda-feira os 2 casos de infecção da província de Okinawa, um homem que reside na área central e uma mulher na faixa dos 70 que mora em Nago, são contatos próximos de uma das pessoas que teve confirmação da ômicron.
Medidas mais severas na base e teste PCR
Por causa desse cluster de infecção a transferência dos militares, dos EUA para Okinawa, está suspensa, e os que residem dentro do Camp Hansen estão proibidos de sair, sejam militares ou funcionários civis. O governador irá solicitar ao governo americano a realização do teste PCR em todos os militares, seus familiares e civis que lá trabalham.
O governo de Okinawa ofereceu teste PCR gratuito aos japoneses que trabalham dentro dessa base. No total 612 atenderam ao teste nos dias 18 e 19.
O governador Tamaki disse em coletiva de imprensa na segunda-feira que “é bem possível que a fonte de infecção (ômicron) seja outra”, mas não descartou a hipótese de ter se espalhado dentro dessa base.
Tamaki teme que a variante ômicron se espalhe para fora da base, entre os residentes das cidades ao redor, o que é um balde de água fria para todo o esforço da população da província, a qual se esforçou para a queda dos números da epidemia.
Fontes: QAB, Ryukyu Shimpo, Asahi e Mainichi