A neve recorde em Shiga afetou a logística, prejudicando os supermercados e lojas de varejo. Como as entregas não foram possíveis, faltaram alguns alimentos nas prateleiras, forçando o encerramento do expediente mais cedo ou colocando placa de fechamento temporário por um dia.
A rede de supermercados Heiwado, cuja sede fica em Hikone (Shiga), teve que suspender as entregas que sairiam na madrugada de segunda-feira (27) do centro de distribuição situado em Taga (Shiga). Informou que os caminhões não conseguiram circular por causa do acúmulo de neve.
Por esse motivo, faltaram alimentos diários como tofu, leite, chikuwa, hanpen e outros.
A rede reduziu o horário comercial em algumas lojas de Hikone e Maibara pela escassez de pessoal, já que precisou garantir a segurança deles em primeiro lugar, os quais não puderam sair de casa por causa da neve.
Algumas lojas instaladas dentro do Aeon Town Hikone também tiveram que fechar temporariamente.
O Taneya Group, com sede em Omihachiman (Shiga), que fabrica doces japoneses e ocidentais, não pode abrir duas lojas em Hikone, na segunda-feira.
A quantidade de neve inesperada impediu que a produção da fábrica em Aisho (Shiga) fosse entregue. Além do atraso gerou escassez dos doces.
Fonte: Kyoto Shimbun