Já começou a volta para a terra natal ou o deslocamento das pessoas para uma viagem de fim de ano e Ano Novo. Por isso, foram observados congestionamentos gigantescos nas vias expressas, na quarta-feira (29).
Segundo informações do Centro de Informação do Tráfego das Rodovias do Japão (JARTIC), às 11h formou-se um engarrafamento de 37km na via expressa Tomei, começando próximo ao entroncamento de Isehara e seguindo ao trevo de Hadano-Nakai, na província de Kanagawa.
Em menor escala, o tráfego na via expressa Chuo esteve praticamente parado por 17km, perto do ponto de ônibus Hino. Na Kan-etsu foi verificado um de 7km perto do trevo de Higashi-Matsuyama na província de Saitama.
Além disso, na via expressa Shin-Meishin, há um engarrafamento de 17km perto do trevo de Shigaraki, na província de Shiga devido aos efeitos da restrição por causa das obras.
Na Ise-wangan, sentido Mie, foi observado um engarrafamento de 18km perto da IC de Tobishima, em Aichi.
Na Higashi-Meihan, no começo da tarde, foi observado um congestionamento de 20km, nas imediações da área de estacionamento (PA) de Kameyama (Mie).
Os congestionamentos deverão continuar na quinta-feira, nas pistas em sentido oposto à capital (Tóquio), sendo que o pico da volta está previsto para 2 de janeiro.
Para verificar, em tempo real, a situação das vias expressas e rodovias, se há acidente e congestionamento, toque aqui.
Além das vias expressas, os trens-bala (shinkansen) também estão operando com capacidade superior à lotação. Nos aeroportos há 140% a mais de passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior, com 80 a 90% dos assentos preenchidos, segundo a JAL e ANA.
Fontes: ANN e Fukui Shimbun