Cédulas de iene e dólar (PM)
A última transação do ano 2021 no mercado de câmbio estrangeiro de Tóquio foi de 115 ienes por dólar, na quinta-feira (30).
Publicidade
O dólar americano está mais valorizado, com o fechamento de 115,11 em média, enquanto a cotação de 1 euro foi de 130,27 ienes.
“O medo do impacto econômico causado pela variante ômicron abrandou um pouco, e hoje aconteceu um movimento para vender o iene, o que é considerado de risco relativamente baixo. Os investidores estão observando a situação na Ucrânia, onde as tensões continuam. Acompanham como fica o diálogo entre Estados Unidos e Rússia”, apontam os analistas de mercado, segundo a NHK.
A taxa de câmbio do iene este ano ficou na faixa de 102 a 115 ienes por dólar. O iene desvalorizou cerca de 11% em um ano em comparação com o final do ano passado.
No início do ano, a moeda japonesa, que teria um risco relativamente baixo devido à disseminação da infecção do novo coronavírus, foi comprada, começando em um ponto na alta faixa de 102 ienes por dólar.
No entanto, depois disso, o iene continuou a ser fácil de vender em um contexto de recuperação econômica nos Estados Unidos e, em março, a cotação caiu para 110 ienes por dólar.
A partir de outubro, o FED, o banco central dos Estados Unidos, reagiu ao novo coronavírus, o mercado reduziu gradativamente a flexibilização quantitativa e aumentou as taxas de juros, de modo que o diferencial de juros entre o Japão e os Estados Unidos aumentou. Desde então, o iene enfraqueceu e o dólar se fortaleceu em um ritmo rápido.
Então, em novembro, o dólar chegou ao nível de 115 ienes pela primeira vez em 4 anos e 8 meses.
Fonte: NHK