No primeiro dia de 2022 o pico da nevasca em boa parte do Japão passou, mas deixou marcas provocadas por uma das piores frentes frias desta temporada, pois a queda dos flocos brancos foi de 2 a 4 vezes maior do que o considerado normal.
Somente no norte e nordeste do país ainda há previsão de queda de neve. A recomendação nesses locais é de atenção com as avalanches e cuidados no trabalho de remoção da neve acumulada.
Quase 3 metros de neve acumulada
Até as 11h de sábado (1.º) foram observados acúmulos elevados por causa da nevasca:
- 2,85 em Sukayu (Aomori)
- 1,78m no vilarejo de Hinoemata (Fukushima)
- 1,72m em Minakami (Gunma)
- 1,15m no vilarejo Shirakawa (Gifu)
- 83cm em Aomori (província homônima)
- 50cm em Maibara (Shiga)
- 41cm em Toyama (província homônima)
- 34cm em Toyooka (Hyogo)
Acúmulos em Fukui, Shimane, Shiga, Toyama, Gifu e Aichi
Na província de Fukui, até as 6h de sábado, na cidade de Ono foi constatado um acúmulo de 87cm, na capital foi de 24cm e em Echizen, onde residem muitos brasileiros, chegou a 21cm.
Na província vizinha de Ishikawa foi constatado 24cm em Kanazawa. Na cidade de Toyama (província homônima) chegou a 40cm.
Em Matsue (Shimane), até as 16h de sábado o acúmulo mediu 38cm.
Na província de Shiga a queda de neve foi intensa, de novo. No lado sul ficou entre 20 a 30cm, enquanto do lado norte chegou a 40cm.
Na região Tokai um trecho da via expressa Tokai-Hokuriku foi fechado por causa da queda de uma árvore com o peso da neve, no sábado. A temperatura mínima em Nagoia (Aichi) chegou a 0ºC mas a neve foi moderada. Em Mie, o máximo de acúmulo foi de 19cm em Inabe.
Amargo revéillon dentro do trem
No Ano Novo as companhias aéreas ANA suspendeu 39 voos até o meio-dia e a JAL, 4.
Na noite de sábado (31), cerca de 30 passageiros tiveram que passar a noite dentro dos vagões dos 3 trens da linha JR San-in, os quais pararam entre Sonobe e Fukuchiyama (Quioto). O motivo foi a queda de árvores afetadas pela nevasca. Outros cerca de 15 passageiros conseguiram descer e voltar para casa de táxi.
Os funcionários da JR distribuíram onigiri, chá e cobertores para esses passageiros que tiveram um Réveillon inesperado, normalizando somente na manhã de sábado, por volta das 9h.
Veja o vídeo da nevasca, na manhã de sábado, na vila de Higashi Naruse (Akita).
Fontes: Yomiuri, WeatherNews, NHK, Fukui Shimbun, San'in Shimbun, Kyoto Shimbun e Nagoya TV