A rede de supermercado Ito-Yokado realizará um teste apoiado pelo governo para oferecer descontos variados em mais de uma dezena de produtos, incluindo pão e sobremesas, conforme suas datas de expiração se aproximam em um esforço para reduzir o desperdício.
Alguns analistas alertam que tal abordagem de preços dinâmica, em que os mesmos produtos são tabelados de forma diferente dependendo de seu prazo de validade, poderia ser uma má notícia para os esforços do Japão em estimular o crescimento do preço ao consumidor a longo termo.
Reduzir os preços de produtos poderia surgir como uma tendência na terceira maior economia do mundo, dado o apoio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, visto que o governo busca reduzir os custos com desperdício de alimentos.
No teste, a Ito-Yokado gradualmente aplicará descontos em 16 produtos em uma loja de Tóquio a fim de oferecer aos clientes mais incentivo para comprar itens com data de validade próxima, com a meta de reduzir a quantidade de alimentos que são jogados fora, disse um porta-voz da companhia.
“Os preços vão mudar dependendo do dia”, disse o porta-voz. O teste será realizado até o fim do mês que vem.
Fixação de preço dinâmica baseada em datas de validade poderia significar que os consumidores têm mais probabilidade de adiar suas compras, visto que eles esperam por melhores ofertas, o que não ajudará a aumentar os preços, disse Toru Suehiro, economista sênior na Daiwa Securities.
Outros analistas, entretanto, foram mais otimistas dizendo que a economia feita pelos consumidores poderia ajudar a aumentar o rendimento disponível, que poderia ser gasto em outras coisas.
Fonte: Money US News