Nas quatro províncias da região Tokai a soma de testados positivo na quarta-feira (12) foi de 1.202, com aumento em todas elas.
Shizuoka: Hamamatsu com maior número
Desde 8 de setembro a província de Shizuoka não tinha um resultado como esse de 203 novos casos. Foram 58 em Hamamatsu, 26 em Shizuoka, 20 em Numazu, 10 em Mishima, 8 em Fuji e em Yaezu, entre outras cidades.
Foi confirmado um cluster em uma escola de Hamamatsu.
Gifu: mais 2 clusters
Gifu teve 165 novos casos, quase 3 vezes mais do que no dia anterior. Foram 20 na capital, 16 em Ogaki, 14 em Hashima, 11 em Seki, 10 em Kakamigahara, 9 em Minokamo e em Nakatsugawa, 8 em Kani e em Mizunami, além de outras cidades.
Foram confirmados mais 2 clusters em escolas da província.
O governo de Gifu pede que evite sair da província e que as mesas dos restaurantes e bares sejam de até 4 pessoas, por 2 horas no máximo.
Mie: primeira morte de adolescente com Covid-19 e declaração própria
Depois de 125 dias a província de Mie teve 111 testados positivo, sendo 30 em Yokkaichi, 17 em Kuwana, 15 em Tsu, 13 em Suzuka, 6 em Inabe e 5 em Matsusaka e Ise, além de outras cidades.
Uma fábrica, cuja cidade não foi divulgada, teve confirmação de cluster, com 6 pessoas infectadas.
Pela primeira vez um paciente teen, com covid, morreu em Mie. Segundo a informação, tinha comorbidades.
O governador de Mie, Katsuyuki Ichimi, emitiu declaração própria (感染拡大阻止宣言), de prevenção à expansão da infecção. Solicitou aos cidadãos que até 31 deste mês evitem se deslocar para outras províncias, e que ao saírem para comer fora que seja um grupo de no máximo 4 pessoas por mesa.
Aichi: mais de 200 em Nagoia
Fazia 122 dias que a província de Aichi não tinha um número como esse, de 723 pessoas com resultado positivo para o coronavírus. O maior número foi em Nagoia, de 221. Foram 54 em Okazaki, 53 em Toyota, 41 em Toyohashi, 22 em Ichinomiya, entre outras.
No pico da quinta onda, em 27 de agosto de 2021, foram confirmados 2.339 casos em Aichi. Como o número de pessoas com ômicron vem aumentando, é possível que os casos diários aumentem também.
Como os colegas governadores de Mie e Gifu, o de Aichi também fez um apelo à população para evitar sair da província, que ao saírem para comer e beber seja em grupos de até 4 pessoas por mesa e pediu o uso rigoroso da máscara.
Fontes: Tokai TV, Nagoya TV, SATV, News Digest, Gifu Shimbun e Ise Shimbun