O governo do Japão anunciou na sexta-feira (14) sobre a redução de 14 para 10 dias o período quarentena ou de espera em casa, exigência aos passageiros que chegam do exterior, como medida de fronteira contra a expansão da infecção pelo novo coronavírus.
A aplicação teve início à zero hora de sábado (15) para todos os passageiros vindos do exterior, sem exceção. A decisão foi tomada depois que o governo reduziu o período de quarentena para os contatos próximos das pessoas que testaram positivo com confirmação da variante ômicron.
O prazo para verificação do estado de saúde dos passageiros vindos do exterior é abreviado em 10 dias, mas continua valendo o impedimento de usar transporte público.
Se a situação mudar, como em um país onde uma nova variante é endêmica, há possibilidade de voltar a determinar um período de quarentena de 14 dias, de forma específica.
Em resposta à pandemia da ômicron, o governo reforçou as medidas de fronteira a partir do final de novembro de 2021. Em princípio, estrangeiros com visto novo foram suspensos de entrar no Japão, sendo que os japoneses e estrangeiros que retornam ao Japão foram solicitados a esperar 14 dias em suas casas ou instalações designadas. Mesmo que tenham sido vacinados, não são exceção.
Fontes: NNN e Nikkei