
Pescadores de Muroto perderam barcos (Asahi)
Devido à erupção em larga escala ocorrida em um vulcão submarino em Tonga, no Oceano Pacífico Sul, o Japão ficou sob alerta e aviso de tsunami por quase 14 horas.
O alerta de tsunami foi emitido à 0h15 de domingo (16) e toda a região costeira do Japão teve confirmação desse fenômeno, de Hokkaido a Okinawa.
O nível da maré subiu 80cm na cidade portuária de Muroto (Kochi). Segundo os pescadores locais, dos cerca das 40 embarcações atracadas no porto de pesca de Sakihama, 10 afundaram ou viraram, sendo que algumas foram arrastadas e perderam o paradeiro.
Artigos relacionados

Jangadas do cultivo de ostras em Mie, danificadas (Nagoya TV)
Na província de Mie também foram conferidos danos. Em Uramura, cidade de Toba, onde há cultivo de ostras sobre as jangadas, 500 foram deslocadas e algumas delas destruídas.
Em Owase (Mie), uma embarcação pequena, de 7 metros, foi encontrada virada por causa do tsunami.
Para evitar incidentes, cerca de 70 pessoas, incluindo residentes de Toba, Shima e Taiki, foram evacuados em Mie. Não há notícia de pessoas feridas.
De acordo com a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, foram observados tsunami de 60cm em Toba e 50cm em Kumano, ambas cidades de Mie. Em Aichi os registros foram de 60cm em Tahara e 20cm em Nagoia.
O aviso de tsunami só foi cancelado às 14h.
Fontes:Chunichi, Yomiuri, FNN e Nagoya TV







