Uma avião da FedEx partindo de Munique, na Alemanha (banco de imagens)
A FedEx – Federal Express, quer operar aviões de carga equipados com lasers os quais afastam mísseis que seguem calor, de acordo com documentos federais recém-publicados.
Publicidade
De acordo com o arquivo em 14 de janeiro de 2022, a Administração Federal de Aviação – FAA indicou que a FedEx havia pedido permissão para adicionar o sistema antimísseis.
A agência disse que o “sistema de defesa de míssil da FedEx direciona energia a laser infravermelho para um míssil em curso, em um esforço para interromper o seu trajeto que segue a temperatura da aeronave”, de acordo com a FDA.
Há uma razão para preocupação. Em 2003, um míssil superfície-ar atingiu a asa esquerda de um Airbus A330 operando para a DHL logo após a decolagem de Bagdá. A tripulação retornou ao aeroporto em segurança.
“Nos últimos anos, em vários incidentes no exterior, aeronaves civis foram abatidas por sistemas de defesa portáteis (MANPADS)”, disse o documento da FAA.
“Isso levou várias companhias a desenvolverem e adaptarem sistemas como os de defesa de míssil baseados em laser, para instalação em aeronave civil, a fim de protegê-las contra mísseis que seguem calor”.
Fonte: CNN