A All Nippon Airways – ANA e a Japan Airlines – JAL se juntaram a principais companhias aéreas americanas na terça-feira (18) em alertar que o lançamento de novos serviços 5G nos aeroportos dos EUA poderia interromper seus voos operados por Boeings 777.
Teme-se amplamente que o planejado lançamento dos serviços de telecomunicação nesta quarta-feira (19) afete os sistemas de navegação dos aviões.
A ANA disse que poderá cancelar até 20 voos de passageiros e de carga de e para os aeroportos de Haneda e Narita no Japão na quinta-feira (20), enquanto a JAL decidiu não operar 3 voos de passageiros e 5 de carga nesta quarta-feira.
A ANA e a JAL disseram que a preocupação com a navegação não afeta suas operações em outros aeroportos nacionais e que elas não receberam quaisquer relatos de problemas durante voos no Japão ou Europa onde serviços 5G já foram lançados.
A gigante americana aeroespacial Boeing Co. informou companhias aéreas que o 5G poderia interferir potencialmente com equipamento sensível de aeronaves como radioaltímetros.
Aeronaves Boeing 777 são amplamente usadas por muitas companhias aéreas em rotas de longa distância como aquelas que conectam a Ásia e a América do Norte.
Fonte: News and Culture