A variante ômicron levou a pandemia de covid-19 para uma nova fase e poderia trazê-la a um fim na Europa, disse o diretor regional da OMS no domingo (23).
“É plausível que a região esteja indo em direção a um tipo de fim de jogo da pandemia”, disse Hans Kluge em uma entrevista à AFP, acrescentando que a ômicron poderia infectar 60% dos europeus até março e pedindo precaução devido à habilidade do vírus em sofrer mutação.
Uma vez que o atual aumento da ômicron, que está varrendo a Europa, diminua, “haverá por algumas semanas e meses uma imunidade global, graças à vacina ou porque as pessoas têm imunidade devido à devido à infecção, e também da diminuição da sazonalidade”.
“Então, antecipamos que haverá um período de calma antes da covid-19 poder voltar com a proximidade do fim do ano, mas não necessariamente a pandemia voltando”, disse Kluge.
A variante ômicron, a qual estudos mostram que ela geralmente levou a uma infecção menos severa do que a delta, pelo menos entre pessoas vacinadas, aumentou as esperanças tão aguardadas de que a covid-19 está começando a mudar de uma pandemia para uma doença endêmica mais gerenciável como influenza sazonal.
Fonte: The Times of Israel