Na segunda-feira (24) o secretário-chefe de gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, informou que mais 16 províncias solicitaram a aplicação das medidas prioritárias como a prevenção à disseminação da infecção pelo coronavírus.
Expressou sua intenção de tomar uma decisão rápida, já que desde a semana anterior os números diários vêm crescendo rapidamente em várias províncias do país.
Atualmente são 16 províncias, a começar por Hiroshima, Yamaguchi e Okinawa, depois quase todas das regiões Tokai e Kanto, além de outras.
As que solicitaram foram Hokkaido, Aomori, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Ishikawa, Shizuoka, Quioto, Osaka, Hyogo, Shimane, Okayama, Saga, Oita, Kagoshima e Fukuoka.
Mas, também estão considerando solicitar Yamagata e Nagano.
A aprovação deverá ser anunciada na terça-feira (25). Considera-se estender de 31 de janeiro para 13 de fevereiro, a aplicação das 3 primeiras províncias.
Além dessa aplicação, Matsuno considera a importância de “expandir o sistema de prestação de cuidados médicos, incluindo tratamento domiciliar e nos alojamentos, como também fortalecer o fluxo de tratamento preventivo e precoce, como vacinação e medicamentos terapêuticos”.
Fontes: NHK e Nikkei