A maioria das restrições relacionadas ao coronavírus, incluindo uso obrigatório de máscara, foi retirada na Inglaterra nesta quinta-feira (27), após o governo britânico ter dito que seu programa de vacinação de reforço reduziu doença grave e hospitalizações por covid-19.
A partir desta quinta-feira, máscaras não são mais exigidas por lei em qualquer lugar na Inglaterra, e uma exigência de passes de covid-19 para entrada em clubes noturnos e em outros locais de larga escala foi suspensa.
Na semana passada, o governo retirou sua orientação para as pessoas trabalharem de casa, assim como uso de máscara nas salas de aula.
As chamadas medidas “Plano B” foram introduzidas em dezembro do ano passado para impedir que a rápida propagação da variante ômicron sobrecarregasse serviços de saúde e ganhar tempo para a população receber sua dose de reforço.
O Secretário da Saúde, Sajid Javid, disse que “ao aprendermos a conviver com a covid-19, precisamos observar claramente que esse vírus não está indo embora”.
Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, os quais têm suas próprias regras de saúde pública, similarmente relaxaram suas restrições do vírus.
Fonte: Business Standard