Governador de Aichi, Hideaki Omura, na quinta-feira (Nagoya TV)
A província de Aichi confirmou 5.160 novos casos de infecção pelo coronavírus na quinta-feira (27). O número de pessoas infectadas em um único dia ultrapassou 5 mil pela primeira vez nesta epidemia, estabelecendo um novo recorde.
Publicidade
O governador Hideaki Omura disse em uma entrevista coletiva: “É uma situação muito difícil. Se Tóquio solicitar um estado de emergência, pode ser necessário suprimir as três principais áreas metropolitanas (incluindo Aichi) de uma só vez“. Assim, considera transmitir esse pensamento ao governo do país.
Omura explicou a situação atual da província que governa: “Isso não significa que o atendimento médico ficará tenso imediatamente e que vai refletir no não atendimento de outras especialidades, mas pode paralisar as empresas e causará um grande impacto socioeconômico”.
Nesse dia a gestora da linha Aonami, a qual liga a estação de Nagoia com Kinjo Futo, anunciou que foi obrigada a reduzir 80% da sua operação pois 6 dos 26 condutores testaram positivo e muitos outros estão afastados porque são considerados contatos próximos. Diante dessa situação, não consegue manter todas as linhas.
“Dada a situação de que a terceira dose da vacinação ainda não foi difundida, é necessário ajustar os regulamentos de uma vez por todas”, analisa.
No entanto, sobre o pedido do estado de emergência, disse que “não o faremos imediatamente, pois os números na área metropolitana e na região Kansai são mais elevados ”.
Fontes: Nagoya TV e Mainichi