Segundo o Bloomberg, ocorreu um surto de infecção pelo coronavírus na JSS-Joyson Safety Systems, sediada em Hikone (Shiga). É uma grande fabricante que assumiu a então Takata, a qual faliu devido ao problema de fraude na qualidade do airbag.
Esse surto que paralisou a indústria teria sido um dos motivos das suspensões de produção doméstica da Toyota Motor, segundo levantou o jornal.
De acordo com o porta-voz da JSS, Brian Johnson, a empresa fechou sua fábrica de Hikone por “alguns dias”. Medidas necessárias, como o reforço das medidas preventivas, estão sendo implementadas durante o período de suspensão com o objetivo de retomada o quanto antes.
O momento da retomada ainda é incerto mas estão sendo feitos esforços para minimizar o impacto nos clientes.
Segundo as fontes, a suspensão das operações na indústria JSS Hikone, que fabrica cintos de segurança, airbags e outros suprimentos automotivos, contribuiu para as paralisações anunciadas pela Toyota, a qual anunciou que os motivos foram a escassez global de semicondutores e a falta de autopeças dos fornecedores domésticos, por causa do surto de coronavírus.
Mas também pode ter afetado outros clientes como Nissan, Subaru, Honda e Suzuki.
Fonte: Bloomberg