O governo americano anunciou no dia 2 deste mês que enviará 3.000 soldados para a Polônia, Romênia e Alemanha devido à situação atual na Ucrânia. Segundo fontes do governo, a aprovação do envio de soldados foi feita pelo presidente Joe Biden.
Biden comentou em entrevista para mídias americanas que a ação é resultado das afirmações feitas pelo presidente russo Putin. “Se Putin continuar mantendo sua posição agressiva, quero que o Leste Europeu e os países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) tenham a confiança de que os EUA estão ao seu lado“, disse o presidente americano.
Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, 8.500 soldados estão em prontidão aguardando por ordens e podem ser enviados rapidamente para a Europa se necessário.
O Secretário de Imprensa do Pentágono, John Kirby, comentou que, embora os EUA estejam preocupados com o aumento de tropas da Rússia, as autoridades esperam que Putin opte por uma solução diplomática. “Nós continuamos a acreditar que Putin não autorizou a reinvasão na Ucrânia”, disse.
A Rússia e países da Europa continuam em discussões, mas as conversas não estão dando frutos.
Fonte: Reuters