Água mineral quente (ANN)
A rede 7-Eleven lançou no dia 15 deste mês, em fase experimental, água mineral quente envasada em garrafa PET e no feriado (23) foi um dos tópicos tendência nas redes sociais.
Publicidade
Principalmente o público feminino gostou do novo produto, pois além de aquecer e hidratar o corpo, é uma bebida sem cafeína. E esse era um pedido frequente, de bebida quente sem esse estimulante. Essa água mineral quente é mantida em temperatura de até 60 graus.
Mas, está à venda somente em uma parte das lojas da rede de lojas de conveniência em Tóquio. A partir de 1.º de março estará na estufa das bebidas quentes em uma parte das lojas de Kanagawa.
Por que essa água mineral quente faz sucesso
Chamada de 白湯 (lê-se sayu), é usada desde a antiguidade pela medicina ayurvédica, a qual se espalhou pelos países asiáticos, incluindo o Japão. Essa bebida simples hidrata o corpo ao se levantar de manhã e o aquece para que o sistema imune continue bem.
Se a temperatura corporal ideal é a que fica entre 36 e 37ºC, ao tomar uma bebida gelada o estômago sente um baque. Ao contrário, ingerir água fervida e esfriada a uma temperatura em torno de 50ºC é um bálsamo para o organismo.
Sucesso da água mineral quente envasada em PET (ANN)
Veja por que os japoneses gostam da sayu:
- Melhora a digestão e a capacidade de absorção dos nutrientes
- Melhora o metabolismo basal
- Melhora sensivelmente o corpo frio, dores no pescoço e ombros (katakori) e também dor nas costas
- Ajuda a promover a melhora da pele
Como preparar a água quente
Pode ser preparada tanto na panela quanto na jarra elétrica. Se for no fogo, coloque água filtrada, mineral ou da torneira (se for segura) na chaleira ou na panela, na quantidade desejada, com a tampa fechada.
Quando levantar fervura, retire a tampa, abaixe o fogo para médio e deixe fervendo por mais uns 10 a 15 minutos. Deixe esfriar até uma temperatura de 50 graus.
Transfira a água quente para uma xícara ou para a sua garrafa térmica, pois assim, poderá levar para a academia, trabalho e passeio.
Quando e como ingerir a sayu
Xícara de água quente (PM)
Uma dica simples é não bebê-la em grandes goles de uma vez, mas bebericar. O ideal é ingerir de manhã, como primeiro alimento, e só depois de meia hora pode se servir do café matinal.
Não convém ingerir líquido durante a refeição, mas se for essa água quente, pode tomar um pouco e em pequenos goles. Isso ajuda na digestão e ainda dá sensação de saciedade, portanto, é recomendada para quem faz dieta de emagrecimento.
Melhora o sistema imune
A ingesta de pequenos goles no decorrer do dia para manter o corpo aquecido, ajuda a aumentar o nível da imunidade, importante nesta epidemia do coronavírus e na época dos pólens causadores da polinose (kafunsho em japonês).
Corpo frio: o que é isso?
Em geral, as pessoas que têm coriza e espirros é porque o corpo está frio. Pode conferir tocando em várias partes do corpo para perceber que há áreas geladas, como os pés, quadris, mãos, ombros, pescoço, calcanhar, joelhos ou outras.
Diz-se que quando a temperatura do corpo sobe ao nível normal, a imunidade aumenta de 5 a 6 vezes.
Como é muito fácil preparar a sayu, que tal introduzi-la no seu cotidiano? Além de hidratar, promove melhorias na beleza e saúde, então vale a pena tentar. Se quiser pode adicionar gotas de limão fresco, gengibre ralado ou mel.
Fontes: ANN, FNN e Kinarino