Acidentes envolvendo remoção de neve no Japão causaram a morte de 45 pessoas nos 3 meses até janeiro deste ano, disseram nesta quinta-feira (24) autoridades de emergência.
Muitas regiões no Japão registraram queda de neve acima da média neste inverno.
A maioria das vítimas em 10 províncias, incluindo Aomori, morreram após serem soterradas pela neve que caiu dos telhados de suas casas, disse a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.
A província de Aomori no nordeste do Japão teve o maior número de mortes, com 11, seguida por Hokkaido, com 10 Akita, Fukushima e Yamagata no noroeste registraram 3 mortes cada.
Em Hokkaido, áreas banhadas pelo Mar do Japão têm registrado volume de neve mais pesado do que o normal nesta estação, de acordo com um observatório local.
Mais de 90% das vítimas tinham idade igual ou superior a 65 anos, de acordo com a agência.
A polícia local pediu às pessoas que ficassem longe dos beirais de suas casas e usassem capacetes e cordas de segurança se subissem nos telhados.
Residentes também foram alertados a trabalharem em grupos ou notificarem outros antes e depois de tentarem remover neve para evitar passarem despercebidos no caso de um acidente.
Fonte: News and Culture