Segundo informação divulgada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pelo Twitter, até a noite de quinta-feira (24), o seu país perdeu 137 vidas, de civis e militares, pelos ataques da Rússia, iniciados no dia anterior.
Zelensky disse que são 316 feridos e, segundo a mídia local, entre eles, há crianças, adultos, idosos e militares.
As pessoas de Kiev, a capital do país, se deslocam de carro para o interior e milhares buscaram refúgio nas estações de metrô, conforme os depoimentos nas redes sociais.
https://twitter.com/FoxNews/status/1497093109632487425
"Where do I go? Tell me please. Where will I run?"
People across Ukraine were out on the streets, queuing at ATMs, looking for shelter or seeking ways to leave the country. pic.twitter.com/FgMy5iaqu7
— DW News (@dwnews) February 25, 2022
Com o espaço aéreo fechado na Ucrânia, as pessoas estão se deslocando por terra. Há brasileiros, japoneses e outros estrangeiros em situação difícil no país. Depois que o presidente declarou lei marcial, as pessoas começaram a fazer fila para sacar dinheiro, abastecer o carro e deixar suas casas.
A lei marcial significa que os militares assumiram temporariamente o controle da Ucrânia e o país rompeu todos os laços diplomáticos com a Rússia.
Chernobyl bombardeada e aeroportos militares
Russian fighter jet shot down by Ukraine in the capital Kyiv. #RussianArmy pic.twitter.com/5Vo7Kptbdy
— Hananya Naftali (@HananyaNaftali) February 25, 2022
Os vídeos publicados no Twitter mostram cenas dramáticas, de pessoas chorando por não saberem onde ir ou de um pai que vai defender o seu país e se despede da filha.
https://twitter.com/ChefGruel/status/1496936109145690113
Além disso, os ataques aéreos e os bombardeios vêm ocorrendo em todas as partes, norte, sul, leste e oeste, inclusive na capital Kiev, onde moram 2,8 milhões de pessoas.
Um bombardeio atingiu fatalmente um conjunto habitacional perto de Kharkiv, com pessoas indo para os abrigos e metrôs.
A usina nuclear de Chernobyl foi tomada pelos russos, segundo informação do governo da Ucrânia. Até a manhã de sexta-feira os militares russos atacaram 83 instalações terrestres do exército ucraniano, incluindo 11 aeroportos.
Se os países aliados não conseguirem deter a Rússia a Ucrânia poderá ser massacrada pois a força militar do país atacante é muito maior.
Ukrainian President Volodymyr Zelenskyy announces that 137 Ukrainians have died & 316 have been wounded:
“They have not surrendered. They will all be awarded posthumously the title of the Hero of Ukraine.” pic.twitter.com/BOwz0WFfTa
— The Recount (@therecount) February 25, 2022
https://twitter.com/OSINT_Ukraine/status/1497080953503506433
Fontes: NHK, People, Independent e Twitter