O Escritório do Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas disse no domingo (27) que cerca de 368 mil pessoas já deixaram a Ucrânia após a invasão da Rússia.
Segundo a agência, muitos ucranianos fugiram por terra para a Polônia, Hungria Romênia e Moldávia, países que fazem fronteira com a Ucrânia.
A União Europeia – UE indicou que mais de 300 mil pessoas evacuaram da Ucrânia e que estados membros tomarão mais medidas para aceitá-las.
O número foi revelado após ministros de assuntos interiores de estados membros da UE terem discutido suas respostas relacionadas à invasão russa da Ucrânia em uma reunião de emergência no domingo.
A comissária de assuntos internos da UE, Ylva Johansson, disse que cidadãos ucranianos têm permissão, em princípio, de ficarem na União Europeia sem vistos por até 90 dias.
Ela citou que muitos ucranianos já estão nas casas de parentes e em instalações no bloco e acrescentou que os países os quais fazem fronteira com a Ucrânia não são os únicos lidando com a situação.
Ministros de assuntos interiores confirmaram que o bloco dará apoio a esforços sendo feitos por países membros para aceitar mais evacuados.
Johansson disse que nações da UE devem se preparar para grandes números de chegadas da Ucrânia e que os evacuados devem ser recebidos calorosamente.
Fonte: NHK