A Toyota Motor anunciou no final da tarde de segunda-feira (28), sobre a suspensão das operações em todas as plantas domésticas – 14 no total, com 28 linhas – na terça-feira, 1.º de março.
Um ataque cibernético a um fornecedor de peças para veículos da Toyota afetou também o sistema da montadora, de gerenciamento dos fornecimentos.
A montadora informou que está sob análise e verifica com cuidado se poderá retornar à operação normal a partir de quarta-feira (2).
O impacto de fechar todas as fábricas domésticas em um dia é de 10 mil unidades, o que representa cerca de 5% da produção mensal da Toyota.
Acredita-se que a Kojima Industries Corporation, em Toyota (Aichi), fabricante e fornecedora de autopeças de resina foi um dos principais fornecedores afetados pelo ataque cibernético.
Uma pessoa próxima a esse fornecedor disse para o Nikkei Shimbun: “É fato que foi afetado por algum tipo de ataque cibernético”.
“Estamos verificando a situação dos danos e daremos prioridade máxima à rápida recuperação do sistema de produção da Toyota”, declarou.
Fontes: NHK e Nikkei