Japão manifesta forte preocupação com o desenvolvimento militar da China

A invasão russa na Ucrânia aumentou o senso de alerta no leste asiático em meio a tensões elevadas entre China e Taiwan.

Bandeiras chinesas em um prédio de escritórios (banco de imagens)

Na segunda-feira (7), o Japão pediu que a China fosse mais transparente em seus crescentes gastos com defesa, dizendo que seu rápido desenvolvimento militar e atividades aumentadas no mar e no ar são uma “forte preocupação”.

Publicidade

Os gastos militares da China vêm sendo monitorados de perto, visto que suas ações categóricas aumentaram tensões na região Indo-Pacífica.

A China disse no sábado (5) que aumentará seus gastos com defesa em 7,1% ante o ano anterior para 1,45 trilhão de yuans (US$229 bilhões).

A invasão russa na Ucrânia aumentou o senso de alerta no leste asiático em meio a tensões elevadas entre China e Taiwan. Pequim considera a ilha democrática autogovernada como província renegada a ser reunificada com a China continental, por força se necessário.

O Japão também tem se mantido em alerta, já que navios chineses vêm sido vistos repetidamente em águas em torno das Ilhas Senkaku no Mar do Leste da China. As ilhas desabitadas são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China.

Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete, disse que o governo está constantemente analisando o potencial impacto da crise da Ucrânia sobre “outras questões individuais da comunidade internacional’, mas evitou fazer mais comentários.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Explosão na Kobelco mata um funcionário e fere 2

Publicado em 8 de março de 2022, em Sociedade

Um grande equipamento explodiu dentro da indústria, causando a morte de um funcionário.

Planta da Kobelco de Takasa (Sun TV)

Por volta das 14h30 de segunda-feira (7), um vigilante informou ao corpo de bombeiros que ocorreu uma explosão na Kobe Steel ou Kobelco, planta de Takasago, situada na cidade homônima (Hyogo).

Publicidade

A planta de Takasago da Kobelco fabrica produtos e equipamentos de aço para as indústrias navais e automobilísticas. Segundo o corpo de bombeiros, um grande secador onde é colocado o pó de ferro explodiu.

Segundo informações da polícia e dos bombeiros, o funcionário 三谷宏幸, 56 anos, foi vítima fatal. Outros dois trabalhadores, de 21 e 49 anos, ficaram feridos, sendo que o segundo teve fratura próxima ao cotovelo esquerdo.

Os bombeiros informaram que quando chegaram os funcionários já haviam extinto o fogo. 

Em primeira análise, os bombeiros e polícia informaram que a máquina que manipula pó de ferro foi a mais danificada, por isso há suspeita que a explosão tenha ocorrido primeiro nela. Além disso, essa ocorrência poderá ser classificada como acidente industrial fatal.

Peritos examinaram detalhadamente a causa. 

Fontes: NHK e Sun TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!