Para ajudar a combater uma outra onda de covid-19, as pessoas precisarão de uma quarta dose de vacina, disse o CEO da Pfizer, Albert Bourla, à rede CBS no domingo (13).
“Muitas variantes estão surgindo, e a ômicron foi a primeira que conseguiu escapar – de uma maneira competente – da proteção imune que estávamos oferecendo”, disse Bourla ao programa “Face the Nation” da CBS.
“A proteção que estamos conseguindo da terceira dose é boa o suficiente – na verdade, muito boa para prevenir hospitalizações e mortes”, disse Bourla.
Mas a proteção após três doses “não é tão boa contra infecções” e “não dura muito tempo” quando se depara com uma variante como a ômicron.
“Uma quarta dose é necessária neste momento”, disse Bourla à CBS.
“Estamos apresentando esses dados à Administração de Medicamentos e Alimentos – FDA e então veremos o que especialistas fora da Pfizer poderiam dizer”, disse Bourla.
A Pfizer e a Moderna disseram que estão trabalhando em uma vacina que protegeria especificamente contra a variante ômicron. Ainda não está claro se uma específica seria necessária.
Bourla disse que a Pfizer espera fabricar uma vacina que protegerá contra a ômicron e todas as outras variantes do SARS-Cov-2 – o vírus que causa a covid-19.
A meta é criar “algo que possa proteger por pelo menos um ano”, disse Bourla à CBS.
Fonte: CNN