A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) reuniu 30 mil soldados na Noruega, perto da fronteira da Rússia, para um exercício militar em meio à guerra na Ucrânia.
Mais de 200 aeronaves e 50 navios de guerra também foram enviados para o norte da Noruega, a poucos quilômetros da fronteira com o Kremlin.
O exercício, chamado de Cold Response (Resposta Fria), é realizado todos os anos e “não está ligado à invasão russa não provocada e injustificada da Ucrânia”, disse a aliança.
Ele foi planejado bem antes de Vladimir Putin ter enviado suas tropas para invadir a Ucrânia, embora autoridades tenham citado sua “importância elevada”.
“Esse exercício é extremamente importante para a segurança da Noruega e seus aliados. Praticaremos um reforço aliado da Noruega”, disse o ministro da Defesa norueguês, Odd Roger Enosken.
“Ele não está sendo realizado por causa do ataque das autoridades russas contra a Ucrânia, mas dado o cenário, há uma importância elevada”.
on #Monday we formed the Exercise #ColdResponse22 Task Force, operating with our @NATO Allies and Partners.#IServe partners.#WeAreNATO
Read more about it here!⬇️https://t.co/6Re9o7b4Xa pic.twitter.com/xMYSVe3pHs
— HMS Prince of Wales (@HMSPWLS) March 15, 2022
A Rússia se negou a observar o exercício, o qual reúne soldados de 27 países da Europa e América do Norte.
Dezenas de milhares de soldados praticarão o trabalho juntos em terra, ar e mar até 1º de abril, de acordo com as forças armadas norueguesas.
“Informação minuciosa foi fornecida para a Rússia, algo que é vital para evitar mal entendidos e conflito desnecessário”, acrescentou uma declaração.
Fonte: Metro UK