De acordo com estimativas preliminares, são necessários US$565 bilhões para reconstruir a Ucrânia após a destruição pela invasão do exército da Rússia, disse o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal, na quarta-feira (16).
A declaração foi feita após uma reunião com os primeiros-ministros Mateusz Morawiecki da Polônia, Petr Fiala da República Tcheca, Janez Jansa da Eslovênia, e o vice-primeiro-ministro da Polônia Jaroslaw Kaczynski.
“Na verdade, esses são os fundos necessários para reconstruir nosso Estado – tanto às custas da Rússia quanto de nossos parceiros”, disse Shmyhal.
Enfatizou que o governo ucraniano trabalhará para garantir que os fundos e propriedades da Rússia no exterior sejam apreendidos. “Acreditamos que nossos países parceiros também aderirão a este plano de grande escala”, disse Shmyhal.
Ao mesmo tempo, ele disse que foi criado um grupo no governo para avaliar as perdas infligidas à economia ucraniana devido à agressão russa.
Morawiecki, Fiala e Jansa chegaram à Ucrânia na terça-feira (15). Esta é a primeira visita de convidados internacionais deste nível a Kiev desde o início da agressão armada da Rússia contra a Ucrânia.
De acordo com o Ministério da Economia da Ucrânia, a Rússia causou mais de US$119 bilhões em danos à infraestrutura do país.
Fonte: Ukrinform