O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky abordou o Japão sobre a realização de um discurso online aos membros do Parlamento do país, disseram na quarta-feira (16) fontes com conhecimento do assunto.
As fontes disseram que a embaixada ucraniana no Japão havia comunicado ao ministério de Relações Exteriores que faria os arranjos se o Japão aceitar o pedido.
Reportagens da mídia local disseram que o governo e o dominante Partido Liberal Democrático estão considerando se é possível para ele fazer um discurso online no Parlamento. Entretanto, um obstáculo para fazer tal discurso é que o prédio da Dieta não tem tecnologia necessária – incluindo um telão.
Zelensky fez discursos remotamente ao Parlamento britânico em 8 de março e ao canadense na terça-feira (14), pedindo às duas nações que aumentassem a pressão de sanções sobre o regime do presidente russo Vladimir Putin em meio à invasão em curso da Ucrânia.
O Japão criticou fortemente a agressão da Rússia, dizendo que ela prejudicou a soberania da Ucrânia e integridade territorial em violação à lei internacional, e se juntou a aliados ocidentais e parceiros em aplicar árduas sanções sobre Moscou.
Tóquio também forneceu coletes à prova de balas e outros itens de defesa para a Ucrânia, em uma rara entrega de equipamento pelas Forças de Autodefesa a um país sob ataque armado.
Além da entrega de materiais de defesa, o Japão também começou a acolher pessoas que fugiram da Ucrânia.
Fonte: Japan Times