Segundo informação do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia, até quinta-feira (17), foram constatadas mortes de 108 crianças e 120 estão feridas, em consequência dos ataques da Rússia desde 24 de fevereiro.
No entanto, esse número pode ser maior, pois nesse dia, os invasores russos bombardearam um abrigo destinado a mães e crianças na cidade de Sievierodonetsk, região de Luhansk.
A declaração relevante foi feita pelo chefe da administração militar regional da cidade, Sergey Gaidai. Ainda não se sabe o número de vítimas. “Não há mais lugares seguros na região de Luhansk”, declarou Gaidai.
As crianças sofreram mais na região de Kiev, seguida por Kharkiv, Donetsk, Chernihiv, Mykolaiv, Zhytomyr, Sumy e Kherson.
Escolas destruídas
Os bombardeios danificaram mais de 411 instituições de ensino, 63 das quais foram completamente destruídas. O maior número de instituições educacionais danificadas foi registrado na região de Donetsk, total de 119, mais 77 em Kharkiv, 30 em Mykolaiv, 28 em Sumy, 35 em Kiev e em outras.
Mais de 11 instituições médicas e três centros de reabilitação foram bombardeados, incluindo centros para crianças com deficiência.
Esses números não são definitivos devido à impossibilidade de inspecionar os locais onde estão ocorrendo hostilidades ativas e nas áreas ocupadas temporariamente.
Fonte: Ukrinform e PGO