Por volta das 7h25 de segunda-feira (21), uma pessoa de um navio a cerca de 185km a sudeste da costa de Tanegashima (Kagoshima), viu o incêndio em uma outra embarcação e notificou uma agência dos EUA para avisar a Guarda Costeira do Japão.
De acordo com a 10.ª Sede Regional da Guarda Costeira, estavam a bordo desse navio de pesca de atum 8 pessoas, sendo 2 japoneses e 6 indonésios. Quatro deles foram resgatados, mas um morreu posteriormente. Ainda há 4 desaparecidos, por isso, a busca continua.
De acordo com a informação, o incêndio ocorreu no navio pesqueiro Dai 51 Yujinmaru, de 19 toneladas e comprimento de cerca de 16 metros, de uma empresa de Susaki (Kochi).
Três indonésios foram resgatados por um petroleiro que passava nas imediações e depois foram levados para o hospital, todos conscientes; enquanto um japonês foi encontrado à deriva pela patrulha da Guarda Costeira e foi ele que morreu.
Um dos indonésios resgatados explicou para a polícia que partiram da província de Wakayama no domingo (20), com destino a Indonésia. Na manhã de segunda-feira ouviu uma explosão na casa de máquinas e depois a fumaça tomou conta, então se jogou no mar.
O navio incendiado afundou no mar, no fim da tarde de segunda-feira.
Fontes: Yomiuri e ANN