A jornalista do site de notícias anti-Kremlin, The Insider, Oksana Baulina, morreu sob um bombardeio em Kiev, capital da Ucrânia, enquanto realizava uma tarefa editorial, na quarta-feira (23).
Ela estava gravando a destruição após o bombardeio do distrito de Podolsky da capital por tropas russas e foi atingida pelos disparos.
Outro civil morreu com ela, e duas pessoas que a acompanhavam ficaram feridas e foram hospitalizadas, entre elas um jornalista.
Antes de ingressar no The Insider, Oksana trabalhou para a Fundação Anticorrupção. Depois que a fundação foi incluída na lista de organizações extremistas, foi forçada a deixar a Rússia.
Como correspondente, Oksana foi para a Ucrânia, onde conseguiu fazer várias reportagens de Lviv e Kiev. Outros jornalistas foram mortos durante seu trabalho na Ucrânia, na cobertura do ataque das tropas da Rússia.
O The Insider lamenta a morte da colega e informou que continuará a cobrir a guerra na Ucrânia, “incluindo os crimes de guerra russos como bombardeios indiscriminados de áreas residenciais onde civis e jornalistas são mortos”.
Fontes: The Insider e Mainichi