A Guarda Costeira do Japão e o Ministério da Defesa informaram que fragmentos de um míssil lançado pela Coreia do Norte caíram às 15h35 de quinta-feira (24), na ZEE-zona econômica exclusiva do país, em Aomori.
O anúncio foi feito às 15h30 para informar que os fragmentos cairiam às 15h35 nas águas japonesas, enquanto a informação sobre o lançamento desse míssil foi dada às 14h40.
Segundo informação a Guarda Costeira do Japão, divulgada às 15h51, o míssil ou parte dele caiu a 170km do Cabo Tappi, costa da província de Aomori, às 15h44. Até as 16h não havia informação de nenhum dano nas embarcações.
O governo convocou uma equipe de coleta de emergência composta por pessoas encarregadas de ministérios e agências relacionadas ao Gabinete de Gerenciamento de Crises do Primeiro-Ministro.
O exército sul-coreano se apressa para coletar e analisar informações detalhadas com os militares dos EUA. Segundo o Ministério da Defesa, foi um míssil balístico intercontinental, o qual voou 1,1 mil quilômetro, chegando a uma altura de 6 mil metros e um tempo de voo de 71 minutos.
Esta é a 11.ª vez este ano que a Coreia do Norte lança mísseis balísticos e outros objetos voadores.
Fontes: NHK e News Digest