Fábricas no Japão registraram seus primeiros aumentos na produção em 3 meses no mês de fevereiro, visto que a superação na demanda global levou a uma recuperação na fabricação de carros, um sinal bem-vindo para políticos que esperam manter a frágil economia do país em um caminho de restabelecimento.
O aumento, entretanto, foi menor do que as expectativas de mercado, revelando o impacto persistente de problemas nas redes de fornecimento e outros riscos, como os custos em alta de matérias-primas.
A produção em fábricas aumentou 0.1% em fevereiro comparando ao mês anterior, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira (31), visto que a produção crescente de carros e equipamentos de transporte compensou um declínio na indústria química.
Isso significou que a produção retornou ao crescimento após diminuir 0.8% em janeiro e 1% em dezembro. O aumento foi menor do que um ganho de 0.5% previsto em uma pesquisa de economistas da Reuters.
A perspectiva para a terceira maior economia do mundo foi enfraquecida após preços de energia e commodities terem aumentado na sequência da invasão russa na Ucrânia no mês passado.
Preços para matérias-primas aumentaram, sobrecarregando exportadores com custos mais altos, enquanto interrupções nas redes de fornecimento também foram um problema.
Os planos de produção de companhias japonesas para os meses à frente estão otimistas, disse Tom Learnmouth, economista no Japão na Capital Economics, destacando possíveis riscos seguindo para o próximo trimestre.
Fonte: Japan Times