As forças armadas de Taiwan lançaram um manual sobre defesa civil pela primeira vez na terça-feira (12), oferecendo aos cidadãos um guia de sobrevivência em um cenário de guerra enquanto a invasão da Ucrânia pela Rússia foca atenção sobre como a ilha deveria responder à pressão da China.
A China nunca renunciou o uso de força para trazer Taiwan sob seu controle, e aumentou atividades militares circundantes nos últimos dois anos, para pressioná-la a aceitar suas reivindicações de soberania.
O manual de Taiwan detalha como encontrar abrigos antibombas via apps de smartphone, fornecimentos de água e comida, assim como dicas para preparar kits de primeiros socorros.
O planejamento do manual é anterior ao ataque da Ucrânia pela Rússia, que levou ao debate sobre suas implicações para Taiwan e maneiras de aumentar a preparação, como reformas para treinar reservistas.
“Estamos fornecendo informação sobre como cidadãos devem reagir em uma crise militar e possíveis desastres que podem acontecer”, disse Liu Tai-yi, oficial da unidade de Mobilização de Defesa Completa, em uma coletiva de imprensa online.
Ele disse que o manual, o qual é similar àqueles emitidos pela Suécia e Japão, teria atualização adicional como os locais dos abrigos, hospitais e estabelecimentos para itens de necessidade diária.
Taiwan não reportou qualquer sinal de invasão iminente planejada pela China, mas levantou seu nível de alerta desde o início da guerra na Ucrânia, a qual Moscou chama de “operação militar especial”.
Fonte: Yomiuri