Um hotel em Nagahama (Shiga) postou um aviso em seu site dizendo que recusaria acomodação para pessoas da Rússia e de seu aliado Belarus (Bielorrússia) como uma manifestação de sua objeção à invasão da Ucrânia por Moscou, de acordo com reportagem do jornal Yomiuri.
O governo da província de Shiga emitiu orientação administrativa na segunda-feira (11), já que tal prática poderia contradizer a Lei de Negócios de Hotéis a qual proíbe que hoteleiros neguem acomodação a hóspedes sem razões específicas, tal como se a pessoa tem uma doença infecciosa ou propensa a participar de atividades prejudiciais às morais públicas.
A instalação deletou o aviso de seu site no mesmo dia.
O hotel disse que postou o aviso em 26 de fevereiro, o qual estava escrito, “Vamos parar de aceitar hóspedes russos e bielorrussos a partir de agora”, e “Manifestamos nossa objeção à invasão da Ucrânia pela Rússia”.
Nenhum russo ou bielorrusso tentou fazer reservas no hotel enquanto o aviso estava publicado, e parece que a instalação realmente não recusou quaisquer hóspedes.
“Declaramos nosso protesto contra a invasão russa em nosso site, mas deveríamos ter sido um pouco mais cuidadosos”, disse um porta-voz do hotel. “Levamos a orientação administrativa de forma séria”.
O nome do hotel não foi citado na reportagem do jornal Yomiuri.
Fonte: Yomiuri