O número total de casos de covid-19 no mundo passou de 500 milhões e o de morte associadas excedeu 6.18 milhões.
Dados da Universidade Johns Hopkins desde a terça-feira (12) mostram que os EUA registram o maior número de casos, a 80.47 milhões, seguidos pela Índia com 43.03 milhões, Brasil com 30.16 milhões, França com 27.35 milhões e Alemanha com 22.84 milhões.
O número de casos aumentou rapidamente no mundo após a variante ômicron ter começado a se espalhar. Entretanto, o crescimento está agora desacelerando, visto que a pandemia parece ter atingido o pico nos EUA e em países europeus.
Alguns países, principalmente nações industrializadas, começaram a relaxar restrições e estão reabrindo as atividades econômicas e sociais. Elas citam altas taxas de vacinação e a aprovação de medicação designada a prevenir sintomas graves.
Contudo, o Reino Unido e a Alemanha têm vivenciado um aumento temporário no número de casos. Na Coreia do Sul, Vietnã e em outros países, novos casos começaram a aumentar rapidamente após eles terem contido com sucesso a propagação do vírus.
O fim da pandemia global continua distante com o possível surgimento de novas variantes. Efeitos posteriores de longo prazo para aqueles que contraíram o vírus são uma preocupação adicional.
Fonte: NHK