O Japão fornecerá máscaras de proteção, e roupas especiais contra armas químicas, assim como drones comerciais para a Ucrânia, a fim de dar suporte ao país em sua contínua guerra com a Rússia, disse o Ministério da Defesa nesta terça-feira (19).
A decisão foi tomada mediante pedido do governo ucraniano, disse o ministro da Defesa Nobuo Kishi ao repórteres, acrescentando que o ministério enviará os equipamentos através de voos comerciais assim que eles estiverem prontos.
A medida ocorre em meio a preocupações crescentes de que a Rússia pode usar armas químicas na Ucrânia, visto que os ucranianos continuam com uma resistência inesperadamente forte à invasão que já dura cerca de dois meses.
“Continuaremos a fornecer o tanto de suporte possível para o governo ucraniano”, disse Kishi em uma coletiva de imprensa.
No mês passado, o Japão ofereceu coletes à prova de balas, capacetes e uniformes de batalha de inverno para a Ucrânia após o governo ter revisado suas diretrizes sobre a transferência de equipamento de defesa para tornar o envio possível.
Fonte: Mainichi