O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou a perspectiva de crescimento global para este ano devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
O FMI projetou em sua mais recente perspectiva na terça-feira (19) que a economia global crescerá 3.6% em 2022, representando queda de 0.8 ponto em relação à previsão anterior feita no mês de janeiro.
A invasão da Rússia aumentou os preços do combustível e de alimentos. O FMI espera que as sanções econômicas contra Moscou também diminuam o comércio entre países.
O FMI agora projeta que o PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia diminua em 8.5%, queda de 11.3 pontos de sua estimativa anterior. Ele também prevê que a economia da Ucrânia contraia em 35%.
O fundo também rebaixou a previsão para da área do euro para 2.8%, dizendo que a Alemanha será duramente afetada, reduzindo sua projeção para 2.1%.
Para o Japão, o FMI prevê um crescimento de 2.4%, queda de 0.9 ponto ante a previsão anterior, devido aos preços do petróleo bruto em alta. Previsões de crescimento para os EUA e China também foram reduzidas.
Fonte: NHK