Pesquisadores no Japão desenvolveram pauzinhos (hashi) computadorizados que realçam os sabores salgados, ajudando potencialmente aqueles que precisam reduzir o sódio em suas dietas.
Codesenvolvido pelo professor Homei Miyashita da Universidade de Meiji e a fabricante de bebidas Kirin Holdings, o hashi realça os sabores com estímulo elétrico e um minicomputador usado como uma pulseira.
O dispositivo usa uma corrente elétrica fraca para transmitir íons de sódio da comida, através do hashi, para a boca, onde eles criam uma sensação de salinidade, disse Miyashita.
“Como resultado, o sabor salgado é realçado em 1,5 vez”, disse ele.
Miyashita e o pessoal em seu laboratório têm explorado várias maneiras em que a tecnologia pode interagir e estimular as experiências sensoriais humanas. Ele também desenvolveu uma tela lambível que pode imitar vários sabores de comida.
O hashi que realça sabores pode ter relevância particular no Japão, onde a alimentação tradicional favorece os sabores salgados. Um adulto no Japão consome em média cerca de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Miyashita e a Kirin estão refinando o protótipo do hashi e esperam comercializá-lo já no ano que vem.
Fonte: Japan Times