O governo ucraniano pediu desculpas por um vídeo compartilhado no Twitter que exibiu uma foto do imperador Hirohito junto à de Adolf Hitler e Benito Mussolini ao descrever nazismo e fascismo.
“Não tivemos a intenção de ofender as pessoas amigáveis do Japão”, de acordo com a postagem no Twitter do governo da Ucrânia no domingo (24).
O vídeo original compartilhado em 1º de abril criticava a invasão da Ucrânia pela Rússia como “rusismo contemporâneo” e usou imagens dos três com uma descrição dizendo “Nazismo e fascismo foram derrotados em 1945”.
Em meio a uma reação negativa de usuários japoneses no Twitter, o embaixador da Ucrânia no Japão, Sergiy Korsunsky, pediu desculpas nesta segunda-feira (25) em um tuíte, dizendo que faltou entendimento de história por parte do criador do vídeo.
we will fight ruscism, here and now
✊🇺🇦 pic.twitter.com/V92TT6K7LV— Ukraine / Україна (@Ukraine) April 24, 2022
O governo japonês disse nesta segunda-feira que solicitou formalmente através de um canal diplomático a remoção da imagem do imperador do tempo de guerra, postumamente conhecido como imperador Showa, do vídeo.
“É inapropriado e extremamente lamentável”, disse o vice-secretário chefe do gabinete Yoshihiko Isozaki sobre o uso da foto do imperador.
Isozaki acrescentou que o pedido de remoção foi atendido e o suporte do Japão para as pessoas na Ucrânia após a invasão russa continua inalterado.
O Japão está fornecendo US$300 milhões em empréstimos à Ucrânia, assim como suprimentos e também está aceitando refugiados do país afetado pela guerra.
Fonte: News and Culture