Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Desvendando os mistérios de uma múmia de sereia no Japão

| Curiosidades

Se pensava que a sereia só existia como lenda ou folclore, um estudo científico pode derrubar esse conceito. Uma múmia de sereia está sendo estudada no Japão.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
sereia

À esq. a múmia de sereia e à dir. seu rosto (KSB/San’yo Shimbun)

Uma equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia de Kurashiki, província de Okayama, está fazendo pesquisa científica de uma múmia com formato de sereia. 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Mas não é uma daquelas que aparecem em contos infantis, com rosto e dorso de uma mulher e cauda de peixe. Se trata de um ser de 30 centímetros de comprimento, cuja múmia ficou guardada em um templo da província, cujas características são de um primata na parte superior e de peixe no inferior do corpo. 

A pesquisa começou em fevereiro, por uma equipe formada por professores e estudiosos, e já foram realizadas análises através de raio-X e tomografia computadorizada. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Sereia de verdade

sereia 1

Múmia de sereia dentro da caixa (San’yo Shimbun)

Segundo relatos, a parte superior do corpo, tem a cabeça com as órbitas voltadas para a frente, nariz, boca, ambos os braços, 5 dedos e cabelo, o que faz parecer um primata. Na parte inferior do corpo possui barbatanas dorsais e caudais, cobertas com escamas parecidas com as dos peixes. Os dentes são cônicos e lembram os de peixes carnívoros, sem equivalente a molares.

Investigações com tomografia computadorizada revelaram que os órgãos internos não puderam ser confirmados, mas têm cutículas semelhantes às do cabelo e pelos dos mamíferos, como também havia uma agulha de metal cravada no pescoço e na barbatana dorsal. Escamas com diferentes formas da parte inferior do corpo foram confirmadas nos braços, ombros e bochechas.

sereia 2

Dentes parecidos com os de peixe carnívoro e escamas na pele (KSB)

No futuro, além de comparar o esqueleto e o cabelo com outros organismos, serão realizadas análises de DNA de escamas descascadas, datação por radiocarbono de tecidos descascados, etc., para aproximação da histórica e da identidade. Os pesquisadores querem saber se é uma sereia, um mamífero ou outro tipo de ser que viveu na era Edo do Japão.

sereia 3

O professor Takashi Kato mostra imagens da múmia de sereia no seu PC (KSB)

Takashi Kato, professor de ciências da vida e paleontologia na mesma universidade disse: “As sereias foram objeto de adoração durante o período Edo e continuaremos a pesquisa do ponto de vista da lenda também”.

Os resultados da pesquisa serão divulgados em setembro. Antes disso, a múmia dessa sereia estará exibida ao público no Museu de História Natural Kurashiki de julho a setembro.

Fontes: San’yo Shimbun e KSB


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo