Eterna diva do Japão: novo DVD pelo 85.º aniversário da Misora Hibari

O filho da diva Misora Hibari anunciou o lançamento de um DVD com gravações feitas do seu show em São Paulo em 1970.

Misora Hibari (reprodução do YouTube)

A lendária cantora japonesa Misora Hibari (美空ひばり), ou Hibari Misora, a qual deixou este mundo com 52 anos, completaria 85 anos em 29 de maio.

Publicidade

Por isso, em sua homenagem e aos seus eternos fãs, será lançado um DVD box muito especial, com a gravação completa do show realizado em São Paulo-SP, Brasil, quando tinha 33 anos.

Esse lançamento está previsto para 20 de maio, mas tem um outro, em 24 de junho, data em que se foi, com um CD especial em colaboração com a Orquestra Filarmônica de Tóquio.   

O espetáculo inesquecível no Brasil foi realizado no Ginásio Ibirapuera, a partir de 8 de agosto de 1970, por 3 dias. A então Embaixatriz das Cantoras do Japão, iniciou sua carreira com apenas 8 anos de idade, e sua voz ecoou durante e após a Segunda Guerra Mundial. 

Misora Hibari no palco do Ibirapuera (reprodução do YouTube)

No palco do outro lado do mundo, ela encantou a plateia nipônica, emocionando os imigrantes japoneses e seus descendentes. As valiosas imagens desse espetáculo foram encontradas em 2005 e logo uma produtora japonesa as comprou.

A apresentação no Brasil, onde há muitos imigrantes do Japão, foi oferecida várias vezes antes de ser realizada, mas a sua equipe sempre a recusava em consideração à diva que odiava aviões. Mas, antes da apresentação, ela disse: “Fiquei impressionada quando vi os idosos que me receberam me chamando como filha ou neta”. 

“Ouvi dizer que recebi convites algumas vezes. Eu não sabia, então fiquei zangada com isso”, teria confessado.

No palco de São Paulo a musa cantou 28 músicas. E dentre elas, Jinsei Ichiro, composta pelo seu irmão mais novo Tetsuya Kato, a única com imagem é dessa gravação no Brasil.

O seu filho Kazuya Kato, 50 anos, disse que “estou ansioso para que os brasileiros possam ver esse filme do show realizado em São Paulo”. 

Nascida Kazue Kato, Misora Hibari encantou o público de mais de 40 mil pessoas no Ibirapuera. 

O DVD box será composto de 4 unidades, ao preço de 17.600 ienes, já com imposto.

Assista a uma palhinha do DVD especial.

Fontes: JNN e Daily

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Desvendando os mistérios de uma múmia de sereia no Japão

Publicado em 26 de abril de 2022, em Curiosidades

Se pensava que a sereia só existia como lenda ou folclore, um estudo científico pode derrubar esse conceito. Uma múmia de sereia está sendo estudada no Japão.

À esq. a múmia de sereia e à dir. seu rosto (KSB/San’yo Shimbun)

Uma equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia de Kurashiki, província de Okayama, está fazendo pesquisa científica de uma múmia com formato de sereia. 

Publicidade

Mas não é uma daquelas que aparecem em contos infantis, com rosto e dorso de uma mulher e cauda de peixe. Se trata de um ser de 30 centímetros de comprimento, cuja múmia ficou guardada em um templo da província, cujas características são de um primata na parte superior e de peixe no inferior do corpo. 

A pesquisa começou em fevereiro, por uma equipe formada por professores e estudiosos, e já foram realizadas análises através de raio-X e tomografia computadorizada. 

Sereia de verdade

Múmia de sereia dentro da caixa (San’yo Shimbun)

Segundo relatos, a parte superior do corpo, tem a cabeça com as órbitas voltadas para a frente, nariz, boca, ambos os braços, 5 dedos e cabelo, o que faz parecer um primata. Na parte inferior do corpo possui barbatanas dorsais e caudais, cobertas com escamas parecidas com as dos peixes. Os dentes são cônicos e lembram os de peixes carnívoros, sem equivalente a molares.

Investigações com tomografia computadorizada revelaram que os órgãos internos não puderam ser confirmados, mas têm cutículas semelhantes às do cabelo e pelos dos mamíferos, como também havia uma agulha de metal cravada no pescoço e na barbatana dorsal. Escamas com diferentes formas da parte inferior do corpo foram confirmadas nos braços, ombros e bochechas.

Dentes parecidos com os de peixe carnívoro e escamas na pele (KSB)

No futuro, além de comparar o esqueleto e o cabelo com outros organismos, serão realizadas análises de DNA de escamas descascadas, datação por radiocarbono de tecidos descascados, etc., para aproximação da histórica e da identidade. Os pesquisadores querem saber se é uma sereia, um mamífero ou outro tipo de ser que viveu na era Edo do Japão.

O professor Takashi Kato mostra imagens da múmia de sereia no seu PC (KSB)

Takashi Kato, professor de ciências da vida e paleontologia na mesma universidade disse: “As sereias foram objeto de adoração durante o período Edo e continuaremos a pesquisa do ponto de vista da lenda também”.

Os resultados da pesquisa serão divulgados em setembro. Antes disso, a múmia dessa sereia estará exibida ao público no Museu de História Natural Kurashiki de julho a setembro.

Fontes: San’yo Shimbun e KSB

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!