A fabricante chinesa líder mundial de drones SZ DJI Technology disse que suspenderá todas as suas atividades de negócios na Rússia e Ucrânia, com medo crescente de que Moscou esteja usando os produtos da companhia para atacar o país vizinho.
A ação ocorreu após o vice-primeiro-ministro da Ucrânia e ministro de Transformação Digital, Mykhailo Fedorov, ter dito em um tuíte no mês passado que as tropas russas estão usando produtos DJI para navegar seus mísseis com o propósito de matar “civis”.
Apesar da intensificação da guerra desde seu início em 24 de fevereiro, a China evitou criticar a invasão russa à Ucrânia, enquanto se opõe a sanções impostas em sua maioria por nações no Ocidente incluindo EUA e países europeus.
A liderança do presidente chinês Xi Jinping, aparentemente, tem sido relutante em juntar as mãos com nações democráticas em punir a Rússia com sanções, visto que ela pode se beneficiar em ser a única grande economia a continuar negócios com o Kremlin, disseram analistas.
Mas a fabricante chinesa de drones pode ter sido forçada a decidir suspender as vendas de seus produtos para a Rússia em meio a críticas globais pela agressão de Moscou contra a Ucrânia.
Fonte: News and Culture