Mais 8 países reportaram casos de uma hepatite misteriosa em crianças na última semana, confirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Isso leva para 20 o número total de países com casos. Globalmente, 228 crianças adoeceram devido a uma forma incomum da doença hepática e outros 50 casos suspeitos estão sendo investigados.
Uma morte foi confirmada, mas outras 4 são suspeitas, e 18 crianças precisaram de transplante de fígado.
Especialistas dizem que a contagem atual poderia ser a “ponta do iceberg”, com muitos países aumentando a vigilância para a complicação incomum apenas agora.
Até agora, a maioria dos casos foi detectada na Europa, mas há outros nas Américas, no Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático.
Cientistas estão intrigados com a série de casos porque nenhuma criança afetada testou positivo para vírus comuns que causam hepatite.
Acredita-se que o adenovírus, que normalmente causa a gripe comum e problemas estomacais, seja o culpado, apesar de raramente causar inflamação no fígado.
Há preocupações de que lockdowns podem ter enfraquecido a imunidade das crianças a vírus normalmente benignos e investigações também estão olhando se um adenovírus mutante ou covid-19 estão envolvidos.
Sintomas reportados incluem dor abdominal, diarreia e vômito, além de icterícia e redução dos níveis de enzimas do fígado. A condição foi detectada em crianças de 1 mês a 16 anos.
No Japão foram detectados 3 casos da hepatite aguda em crianças.
Fonte: Daily Mail