Viacheslav Yalyshev poderia ter corrido para o abrigo antibombas mais próximo quando mísseis caíram na cidade portuária de Odessa na segunda-feira (2).
Mas após ouvir as sirenes de alerta, ele correu para avisar seus vizinhos idosos sobre o ataque iminente. Viacheslav morreu quando dois mísseis atingiram um dormitório e destruíram o telhado de uma igreja próxima.
A família e amigos descreveram o adolescente como brilhante e estudioso e disseram que ele ainda estava se sobressaindo na escola, apesar da guerra intensa na Ucrânia por mais de dois meses.
Mesmo com bombas e mísseis caindo, Viacheslav ainda conseguia estudar assiduamente e fazer sua lição de casa no subsolo.
O pai do adolescente, Yevhen Yalyshev, é membro da força aérea ucraniana e veterano do conflito de 2014 no leste da Ucrânia, divulga o Daily Mail.
Ao homenagear seu filho, ele escreveu: “Você é meu herói, você é o herói da Ucrânia”.
Ele disse que o filho estava preocupado que seus vizinhos não teriam apps instalados em seus smartphones para alertá-los sobre novos ataques aéreos.
Referindo-se à morte como “outro golpe para Odessa”, o prefeito da cidade, Gennady Trukhanov disse: “Nunca haverá perdão para aqueles que derramam o sangue de pessoas inocentes, principalmente crianças”.
Odessa contornou amplamente a parte mais pesada da invasão russa, mas as forças de Vladimir Putin aumentaram os ataques sobre a cidade nas últimas semanas.
Fonte: Metro UK