A Google anunciou na quarta-feira (11) que entrará no mercado de relógios inteligentes. O “Google Pixel Watch” estará à venda ainda neste outono.
O anúncio foi feito no Google I/O, conferência de programadores anual feita nos EUA. O Pixel Watch terá o sistema operacional “Wear OS”, desenvolvido pela coreana Samsung. O aparelho contará com tecnologias desenvolvidas pela Fitbit, empresa de equipamentos wearables (vestível) comprada pela Google em 2021.
A gigante americana revelou que o aparelho terá funcionalidades focadas em usabilidade com inteligência artificial, por exemplo sistemas de navegação, pagamento eletrônico e assistente de voz. Também será possível utilizar aplicativos baixados pela Google Play. O aparelho terá opções de sincronização com aparelhos Android.
A Google não revelou o preço, mas garante foco em serviços de navegação da Internet, visto que a empresa vem ampliando o uso de Android no mundo com a distribuição gratuita do sistema operacional.
A Google começou o desenvolvimento do Google Pixel em 2013, e atualmente produz smartphones e fones de ouvido wireless. Na conferência, o vice-presidente sênior Rick Osterloh comentou que o desenvolvimento de smartwatches era natural visto o ponto em que a empresa chegou.
Segundo pesquisa feita pela Counterpoint Research, foram vendidos 132 milhões de smartwatches em todo o mundo em 2021. O crescimento anual do mercado é de 18% nesses últimos 4 anos.
Fonte: Nikkei