O período de elevada umidade, com tempo abafado, começa antes do verão. E este ano há previsão do efeito La Niña, com mais calor (leia tocando aqui).
Em relação à estação das chuvas ou tsuyu em japonês, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) prevê que ocorrerá uma sequência, como o efeito dominó, nas províncias da região Kyushu a partir do final do mês de maio. Se isso ocorrer, será mais cedo do que a época normal.
A agência japonesa costuma divulgar essa previsão porque é provável que ocorram desastres como inundações, deslizamentos, alagamentos e outros.
Além disso, as famílias podem se prevenir adquirindo produtos antimofo e desumidificadores, para evitar danos nas paredes e roupas. Também, se preparam para os cuidados essenciais com os alimentos, os quais estragam muito rápido por causa do elevado índice de umidade.
Previsão por região
Depois de Kyushu, pois Okinawa e Amami já entraram, será a vez de Shikoku, provavelmente em 2 de junho.
Em seguida, no dia 3, será a vez das províncias de Chugoku, onde entra Shimane; e depois Kinki e Tokai. Por isso, quem reside em Osaka, Hyogo, Aichi, Gifu e Mie, pode ir pensando na capa de chuva e guarda-chuva.
A região Kanto-Koshin poderá entrar na estação das chuvas no dia 4 de junho, enquanto Hokuriku tem previsão para 8.
Já as províncias de Tohoku deverão entrar gradativamente entre 9 e 12.
Embora comece mais cedo, não há como saber antecipadamente qual será o período e tampouco o volume de precipitação.
Fonte: Tenki