A partir de 13 de maio de 2022, sexta-feira, o Artigo 22 da Lei de Trânsito Rodoviário entrou em vigor, com algumas mudanças, inclusive para favorecer a obtenção da carteira de motorista para caminhão.
Função cognitiva para idosos
O primeiro ponto é a mudança no método de teste para teste de função cognitiva, para os motoristas idosos, unificando o tempo de treinamento (antes eram dois tipos) para 2 horas. O idoso com mais de 75 anos e cometeu violações de trânsito nos últimos 3 anos, precisa passar no teste de habilitação de condução, como condição para renovação da carteira de motorista.
Carro com dispositivos especiais
Outro aspecto que mudou foi o da introdução da licença limitada para o carro de apoio, chamado de support car em japonês. Para quem já tiver a carteira de motorista, poderá solicitá-la para utilizar esse tipo de veículo, que é aquele com frenagem automática e equipado com outros dispositivos de segurança.
Relaxamento das qualificações para tirar carteira de motorista de caminhão
Com a aplicação da alteração da lei, as qualificações para tirar licenças para dirigir caminhões de grande porte e de médio porte, além da licença tipo 2, estão mais flexíveis.
Completando o treinamento especial para qualificações de exame, com idade igual ou superior a 19 anos e tiver uma licença de veículo comum, com 1 ou 2 anos de uso, poderá obter essa licença com mais facilidade.
O treinamento especial para qualificação pode ser feito em uma escola de condução designada para se qualificar ao exame pela Comissão de Segurança Pública.
Fontes: Polícia e JTSA