A invasão da Rússia à Ucrânia poderia em breve causar uma crise alimentar global que pode durar por anos, alertaram as Nações Unidas.
O secretário-geral Antônio Guterres disse que a guerra havia piorado a insegurança alimentar em nações mais pobres devido à subida de preços.
Alguns países poderiam enfrentar fome a longo termo se as exportações da Ucrânia não se restaurarem aos níveis pré-guerra, acrescentou.
O conflito cortou fornecimentos dos portos da Ucrânia, que exportava vastas quantidades de óleo de cozinha, assim como cereais incluindo milho e trigo.
Isso reduziu o fornecimento global e fez com que os preços de alternativos aumentassem. Os preços globais de alimentos estão quase 30% mais altos em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as Nações Unidas.
Falando em Nova Iorque na quarta-feira, Guterres disse que o conflito, combinado com os efeitos da mudança climática e pandemia, “ameaça empurrar milhares de pessoas para a insegurança alimentar seguida por desnutrição e fome em massa”.
Ele alertou que a única solução eficaz para a crise era reintegrar a produção de alimentos da Ucrânia, assim como fertilizantes produzidos tanto pela Rússia quanto Belarus, de volta ao mercado global.
Fonte: BBC