Surtos de rara varíola dos macacos são detectados na América do Norte e Europa

Vários casos na Europa e América do Norte deixaram autoridades da saúde preocupadas de que a doença possa estar se espalhando.

Micrografia eletrônica do vírus da varíola dos macacos (Wikimedia Commons/University of Wisconsin-La Crosse)

Autoridades da saúde na América do Norte e Europa detectaram dezenas de casos suspeitos ou confirmados de varíola dos macacos (monkeypox, em inglês) desde o início de maio, levantando preocupações de que a doença endêmica em partes da África esteja se espalhando.

Publicidade

O Canadá foi o mais recente país a reportar que estava investigando mais de uma dezena de casos suspeitos da varíola dos macacos, após Espanha e Portugal terem detectado cerca de 40 ocorrências possíveis e verificadas.

O Reino Unido confirmou 9 casos desde 6 de maio, e os EUA verificaram o primeiro caso na quarta-feira (18), dizendo que um homem no estado de Massachusetts havia estado positivo para o vírus após visitar o Canadá.

A varíola dos macacos, que em sua maioria ocorre na África Ocidental e Central, é uma infecção viral similar à varíola humana, embora mais leve. Ela foi registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo nos anos 1970.

A doença, da qual a maioria das pessoas se recupera dentro de várias semanas e foi fatal apenas em casos raros, infectou milhares de pessoas em partes da África Ocidental e Central nos últimos anos, mas é rara na Europa e África do Norte.

Geralmente a doença começa com sintomas similares aos da influenza, dores musculares e nódulos linfáticos inchados, antes de causar erupções cutâneas similares às de catapora no rosto e corpo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na terça-feira (17) que estava coordenando com o Reino Unido e oficiais da saúde europeus sobre os novos surtos.

A OMS também disse que estava investigando sobre o fato de muitos casos serem de pessoas identificadas como gays, bissexuais ou homens que tiveram relações sexuais com homens.

“Essa é nova informação que precisamos investigar de forma apropriada para compreendemos melhor a dinâmica de transmissão local no Reino Unido e em alguns outros países”, disse o assistente do diretor-geral da OMS, Soce Fall, em uma coletiva de imprensa.

“Qualquer pessoa, independentemente da orientação sexual, pode espalhar a varíola dos macacos através de contato com fluidos corporais, feridas ou itens compartilhados que foram contaminados”, disse uma declaração do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA na quarta-feira, acrescentando que desinfetantes usados em casa podem matar o vírus nas superfícies.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mistério em torno do torpedo encontrado na areia da praia

Publicado em 19 de maio de 2022, em Sociedade

Uma pessoa encontrou um grande objeto parecido com um projétil cravado na areia e avisou a polícia.

Torpedo cravado na areia (TUY)

Na quarta-feira (18) soube-se que sob um elevado monte de areia havia um torpedo, mais recente do que o usado na II Guerra Mundial. Esse local foi cercado para que as pessoas não se aproximem por curiosidade, pelo risco.

Publicidade

No domingo (15) um residente da cidade de Sakata (Yamagata), estava caminhando pela areia da Praia de Hamanaka quando viu o objeto muito grande, a cerca de 15 metros de onde a água da maré para.

Segundo informação das autoridades locais o torpedo tem 50cm de diâmetro e 4 metros de comprimento. Os funcionários da província cobriram o torpedo com areia, depois foram colocadas 3 camadas de placas metálicas para que ninguém o retire, pelo risco.

Colocação das placas de metal (TUY)

A informação é de que o risco de explosão é baixo, pois o detonador já estava removido. A Força de Autodefesa do Japão fará a retirada posteriormente e depois eliminará o torpedo.

Mas, ainda fica a pergunta “de onde apareceu esse projétil?”, pois não se sabe qual foi o país que o produziu.

O torpedo é um projétil explosivo lançado debaixo da água, pelos submarinos ou navios, mas também pode ser utilizado para lançamento das aeronaves.  

Fontes: TUY, FNN e Sakuranbo TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!