Três aviões de carga norte-coreanos viajaram para a China e voltaram na segunda-feira (16), enquanto o país luta contra um surto de covid-19 que se espalha rapidamente, de acordo com um oficial do governo sul-coreano com conhecimento do assunto.
Os aviões viajaram para o Aeroporto Internacional de Taoxian em Shenyang, na província de Liaoning, no nordeste da China.
Não se sabe o que os aviões estavam transportando, mas a viagem rara ocorreu após a China ter prometido ajudar a Coreia do Norte com seu surto de covid-19, o qual especialistas alertaram que poderia causar uma grande crise humanitária na nação pobre e isolada.
A Coreia do Norte confirmou oficialmente seu primeiro caso de covid-19 na semana passada. Anteriormente ela não havia reconhecido nenhum caso e manteve suas fronteiras fechadas desde janeiro de 2020.
Desde 12 de maio, a Coreia do Norte reportou cerca de 2 milhões de casos de “febre”, com a mídia estatal chamando-os de “grande emergência nacional” e autoridades se apressando para responder.
Após o primeiro caso ter sido anunciado, a China disse que estava pronta para oferecer suporte total como “companheiros, vizinhos e amigos” da Coreia do Norte. Os dois países têm “uma fina tradição de assistência mútua”, disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China.
O governo sul-coreano diz que ofereceu assistência para o Norte, incluindo medicamentos, vacinas e outros suprimentos médicos, mas ainda não teve resposta.
Fonte: CNN